sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O ESTADO DE GUERRA FRIA NA EUROPA


Quésia Moura.




Já se passaram anos após a guerra fria. Esse foi um combate entre duas superpotências, os Estados unidos e a União Soviética. Mas nunca se enfrentaram num campo de batalha. Foi uma disputa pela hegemonia mundial. Um lado era capitalista e o outro socialista. A guerra fria afetou todo o mundo. Do final da Segunda Guerra Mundial á queda do muro de Berlim houve uma ruptura da história e da geopolítica mundiais. Porém, a guerra fria acabou, e desde então os Estados Unidos e a Rússia nunca mais voltaram a se enfrentar. 

Entretanto, conflitos ocorridos na Europa no início deste ano mostram que a guerra fria, que todos achavam que havia terminado por completo, ainda dá vestígios de sua existência. Podemos afirmar isso citando os conflitos que ocorreram entre a Rússia e a Ucrânia na qual houve intervenção dos Estados Unidos.

A Ucrânia é um país de certa forma dividido. Uma parte da população é de etnia russa e pertenciam aos povos eslavos. A outra é realmente ucraniana e sempre tiveram interesse em fazer parte da União Europeia. Porém, o presidente é de etnia russa e decidiu manter relações comerciais com a Rússia o que levou muitos a se manifestar contra isso. 

A União Europeia com certeza querendo muito que a Ucrânia fizesse parte dela, invadiu o país e por meio de um golpe tirou Yanukovych do poder e forças europeias se fizeram por conta própria governantes do país. A Criméia que faz parte da Ucrânia, mas sua população é de origem russa não se agradou disso e convocaram um plebiscito para que pudessem fazer parte da Rússia. Com isso os Estados Unidos concluíram que anexação da Criméia à Rússia foi imposta pelo presidente Putin. 

Isso fez com que eles impusessem uma lista de punições ou sanções à Rússia. Essa situação fez com que o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedeve insinuasse que a Rússia viria de encontro às sanções o que faria com que “as relações diplomáticas recuassem à situação dos anos 1980” período final da guerra fria.    


Alunos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário