domingo, 14 de dezembro de 2014

Brasil, uma sociedade cheia de preconceito




BRASIL, UMA SOCIEDADE CHEIA DE PRECONCEITO



Liliane Cordeiro



O Brasil é um país bastante conhecido devido a grande diversidade cultural, possuindo uma grande miscigenação entre os povos. E mesmo assim vivemos com um preconceito absurdo contra: Negros, Homossexuais, Nordestinos, Deficientes, Portadores d vírus HIV, Mulheres, Pessoas com uma baixa renda, Obesos, Idosos.

O preconceito e a discriminação andam lado a lado, e basta ligarmos a tv ou olharmos ao nosso redor para perceber. É muito comum vermos casos de homofobia, onde a sociedade finge uma tal aceitação sobre esse assunto, mas todos os dias gays são mortos, espancados, sem ninguém saber. Diferente de antigamente onde muitos homossexuais ficavam oprimidos, hoje em dia eles vêm buscando ser respeitados e aceitados na sociedade, exemplo disso são as carreatas feitas todos os anos, pela tuta de seus direitos. Outros casos comuns são os preconceitos contra os negros, Acreditam-se que negro é sinônimo de pobreza e burrice. Que somos incapazes de ter inteligência o bastante para conseguir um cargo maior do que ser um servente, doméstica ou gari. Um fato que podemos associar a isso é o caso de muitos médicos negros que são discriminados, impedidos de exercer sua função devido a ter uma quantidade maior de melanina no seu corpo; pacientes com casos graves que precisam de atendimento, mas não querem ser atendidos por “negrinhos”. Atitudes assim chegam a ser repugnantes nos tempos de hoje onde o negro já possui cargos e uma qualificação maior do que qualquer outro indivíduo.

O Brasil é um país preconceituoso devido a muitos não serem éticos e respeitosos, onde é escasso os valores que é a sociedade precisa para ter uma boa formação de pessoas de caráter e por isso há muitos anos a sociedade vive em desigualdade; Os seres humanos não aceitam as diferenças dos outros e optam por críticas e julgamentos sem ao menos conhecer o próximo.


Diante de tantos atos preconceituosos é notório ver que a sociedade não está preparada para abandonar o preconceito, onde muitos viram as costas para o conhecimento, gerando pessoas incapaz de aceitar diferenças onde acabam se sujeitando a ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário