sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A degradação Ambiental e seus efeitos hoje


  
Alunos: Michael Silva,
Ramon Ferreira,
Moiséis Ferreira.                                   Turno: vespertino



A natureza é umas das maiores riquezas da terra, dela vêm as condições necessárias para a sobrevivência tais como água, oxigênio, solo, argila, plantas, além de matérias-primas, necessárias para fabricação de produtos industrializados. O ser humano depende da natureza, porém ele vem destruindo-a com a poluição, aquecimento global, desmatamento, exploração descontrolada e provocando risco de extinção de animais. Entra ano, sai ano e o Brasil continua com o desafio de acabar o desmatamento da floresta amazônica, uma prática que ainda é usada para justificar a busca do desenvolvimento. Ao contrário do que muita gente imagina é sim possível explorar a floresta sem representar uma ameaça a esse patrimônio, mas a lei que permite a extração da madeira estabelece critérios que deveriam ser compridas. Uma realidade ainda distante principalmente no Pará onde a área desmatada dobrou nos últimos 20 anos, o estado sobra exemplo de regularidades.
Os motivos eles têm sido diversos: obtenção de lenha para as fornalhas dos engenhos de açúcar, limpeza do terreno para a instalação de lavouras ou de pastagens para o gado, exploração da madeira etc. A primeira floresta a ser devastada foi a mata Atlântica e, restam hoje apenas 5% daquilo que ela era originalmente. A extensão das florestas brasileiras corresponde atualmente a menos de 30% da superfície do país. 

 As atitudes humanas têm ido de encontro à manutenção do equilíbrio ambiental. A degradação ambiental pode ser definida por um processo de degeneração do meio ambiente, em que as alterações do ecossistema relacionados ao desenvolvimento e crescimento das economias implicam em mudanças na fauna e na flora natural. Geralmente está associada às ações antrópicas, podendo decorrer também de resultados da evolução de ecossistemas ou até mesmo por meios naturais. As principais formas de degradação ambiental são desmatamento, queimadas e poluição. É um problema que afeta toda a população mundial, e vem se intensificando, elevando o nível de preocupação com as mudanças na temperatura média da atmosfera terrestre e podendo elevar o nível dos oceanos. 

Nos dias de hoje, com toda tecnologia podemos sempre está ligados ao mundo, ao espaço onde vivemos, e um dos maiores riscos para a humanidade vem do meio ambiente, estamos vivendo um momento difícil, na qual a humanidade enfrenta problemas ambientais desastrosos, isso estou falado do nosso meio , do nosso verde quem vem sendo poluído diariamente e que já vem sendo hobby, sendo algo já normal para alguns cidadãos por causa das ações inadequadas de alguns indivíduos ,todos nós sofremos os mesmos transtornos, pois só vem alimentando o número de queimadas, poluição, destruição e prejudicando o bem mais precioso que temos, o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário