sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A NOVA GEOPOLÍTICA MUNDIAL


A NOVA GEOPOLÍTICA MUNDIAL


Quésia Moura 
 Claudenice Araújo.


Geopolítica mundial o é um termo criado para o melhor entendimento das transformações no campo socioeconômico e geográfico político que ocorreram no mundo. São as relações de poder entre os países no cenário mundial. São também os conflitos que ocorrem em determinados campos como o político, ideológico, econômico etc. Essa ordem é necessária para que haja a definição das potências e em que áreas ou territórios irão exercer sua influência por certo período. Essa ordem pode ser unipolar, bipolar ou multipolar.

A nova ordem geopolítica mundial é caracterizada pela Multipolaridadexunipolaridade. O mercado comanda o mundo com o apoio dos Estados. Nesse novo período da história mundial, o Estado em vez de controlador, como acontecia na velha ordem, passa a ser regulador da economia e da política.

Continuam a haver conflitos. Uma característica da nova geopolítica mundial é a criação da nova DIT o que possibilita que países menos desenvolvidos produzam e exportem produtos tanto industrializados como agrícolas.

Alguns aspectos da nova geopolítica mundial são também a expansão da globalização e do capitalismo. Por isso é definida como unipolarxmultipolar. Segundo o geógrafo Milton Santos, o “o grande capital se apoia em bases técnicas para construir a globalização.” Na nova geopolítica mundial o mercado se expande de forma contínua de modo que o capitalismo atinge âmbitos regionais, federais, municipais e globais.

É também definida assim, pois, embora os Estados Unidos sejam a potência mundial, o poder não se concentra só neles. Há blocos econômicos espalhados pelo mundo que são responsáveis pelas grandes transações comerciais do globo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário