sábado, 13 de dezembro de 2014

Brasil, uma sociedade cheia de preconceito



BRASIL, UMA SOCIEDADE CHEIA DE PRECONCEITO





                                                                                                                  Thilem Karine





Antes de começarmos, veja o que significa preconceito:

Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.

Sabemos que o Brasil é um dos países mais preconceituoso e isso já é bastante notório em nosso cotidiano. Não é difícil de se encontrar o preconceito. Ele geralmente está presente onde menos esperamos, pode estar em nossos próprios lares, na lanchonete da esquina, no trabalho, numa festa ou na escola. Ele pode ser um ato inofensivo e calado, mas quando começa gerar constrangimento agredindo a imagem de um indivíduo, pondo ele numa posição de inferioridade, se torna um caso agravante e quem o pratica geralmente são pessoas frustradas e violentas, que transforma sua raiva em alguma forma de agressão.

A escola é um dos primeiros lugares que o preconceito surge, pois basta a chegada de um aluno novo, considerado estranho ou tem uma característica diferente dos demais para surgirem sussurros discriminatórios, ao invés de tratar bem o novo aluno lhe dando boas vindas, muitos geralmente estão comentando sobre a roupa que não está tão limpa, o cabelo crespo ou meio bagunçado, se é muito magro, ou muito gordo ou se é dentuço, esses comentários que surge no ambiente escolar pode vir tanto por parte dos alunos como também de professores.

O preconceito é um ato que vem gerando bastante desconforto em nossa sociedade, pois ficamos refém de muitas atitudes egoístas e preconceituosas, onde não podemos ter o direito de fazer nossas próprias escolhas, não temos o direito de ser o que quisermos, com medo dos julgamentos da sociedade. Muitos não sabem mas temos direitos instituídos pela constituição brasileira que diz que temos o direito de liberdade, igualdade e etc.

 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

Mesmo com a lei que defende os nossos direitos, nós humanos ainda não temos a consciência de que esse ato seja ofensivo, e que impede de termos uma boa convivência na sociedade. Uma forma de quebrar as barreiras do preconceito é respeitando o próximo e suas atitudes. Porém enquanto não adquirirmos essa consciência, continuamos refém dos julgamentos da sociedade onde não importa o que somos ou fazemos sempre teremos uma característica que induzam a atitudes preconceituosas.


 Referências:

Significado de Preconceito; Disponível em:

http://www.significados.com.br/preconceito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário