sábado, 2 de agosto de 2014

Saúde

Saúde pública no Brasil


                                                                                                                                       Cleidiany Alves
Liliane Cordeiro
Mayara Rocha
Thilem Karine

  No Brasil temos diversos problemas em meio a sociedade em que vivemos, além da violência, falta de infraestrutura e um alto número de desemprego, a saúde pública é um dos casos mais agravantes do nosso país, pois a população anda em bastante crescimento em comparação aos recursos oferecidos aos mesmos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil gastou 3,6% do PIB (Produto Interno Bruto), com a saúde pública, em dados de 2008 – último balanço oficial contando Estados e municípios. O valor equivale a quase R$ 109 bilhões. De acordo com dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 56% do que é investido em saúde no Brasil vem de recursos públicos. E para onde vão esses investimentos?
Segundo os dados da OCDE, 56% desses investimentos vem de recursos públicos, recursos esses que não atendem as necessidades da população, que sofre com a precariedade na área da saúde pública. Uma simples consulta com um médico, demora em torno de 1 a 2 meses para ser marcada, e quando o paciente finalmente consegue ser atendido o caso já se agravou, ou o médico receita uma quantidade enorme de remédios sem ao menos olhar para o paciente direito, e que muitas das vezes, esses remédios têm que ser comprados pelo paciente, pois na farmácia do hospital não contém o remédio receitado pelo médico. Sem contar as outras inúmeras falhas que encontramos em um hospital público como: Falta de equipamentos (máquinas de raio x, aparelhos usados para fazer hemodiálise), faltas de macas, produtos de limpeza, cadeiras, sala de espera para os acompanhantes, papéis, UTIs, médicos, entre outras coisas que só quem frequenta um hospital público sabe.
A precariedade na saúde pública, está se tornando cada vez mais agravante, pois, está gerando muitas mortes, sendo que era para se trazer a cura, ou pelo menos uma resposta para a população que apenas quer ser atendida com dignidade. 


Como vemos esse vídeo retrata o descaso com a saúde no Brasil, ele relata uma de muitas negligências que acontece nos hospitais públicos.
Como o caso dessa jovem de 16 anos que deu a luz na porta do hospital em São Luís, ela não teve o atendimento adequado, pois se recusaram à atende-la, uma total falta de respeito com a população brasileira, só deram atenção quando ela já estava em trabalho de parto.
No Brasil esses casos estão cada vez mais comum e muito mais vistos em nosso dia-a-dia, pois a saúde pública não está tendo mais prioridade. Há uma grande espera por atendimento nos hospitais e quando são realmente atendidos, falta estrutura e são encaminhados para outros hospitais que muitas das vezes não os recebem e o paciente acaba entrando numa luta pela sobrevivência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário