segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Transporte

O AUMENTO DAS PASSAGENS E A REVOLTA DA POPULAÇÃO


Ariane Barreto




Em 2013, houve uma onda de manifestações e protestos no brasil mostrando o descontentamento da sociedade ou a maior parte dela, por conta do aumento da passagem de ônibus em todo território brasileiro, mais do que isso, a população anda insatisfeitos com os serviços prestados em todo país.

De acordo com a constituição federal os serviços devem ser administrados e mantidos pelos municípios, porém os investimentos devem ser realizados pelos estados e pelo governo federal.
A utilização do transporte público no brasil é baseado em ônibus, trens e metrôs e aviões, além dos meios de transportes aquáticos em algumas regiões e cidades, isso não quer dizer que estamos falando apenas de transporte utilizados pela população, estamos colocando em pauta a mobilidade urbana, a infraestrutura existente para esses transportes, como estações terminais, aeroportos, estações marítimas e etc. Além disso, deve-se compreender que cidades maiores com maior quantidade de zonas segregadas necessitam de maiores circulações de transporte público para evitar ônibus superlotados, e insuficientes para atender a grande massa de população existente naquele lugar, assim também evitaria a demora de deslocação dessas pessoas para outros locais, pontos de ônibus, estações de trens e metrôs extremamente lotados;

Esse deslocamento da população não foi acompanhado por uma política de investimentos a nível nacional que permitisse uma boa estrutura, o que se viu e ver até hoje é a grande massa da população se deslocando em ônibus lotados, em grande distância; a espera demorada por um transporte que leve e traga-o de forma segura e rápida.
Após o anuncio nos jornais, telejornais, redes sociais que as passagens de ônibus iriam aumentar a insatisfação da população alavancou-se, e levou a grande massa de protesto e revolta nas ruas das cidades.

A solução para o problema no transporte no Brasil é mais do que diminuir passagens, devemos observar e melhorar o serviço prestado a população; é preciso haver democratização dos espaços aumentando a mobilidade, infraestruturas, que atualmente se encontram nos espaços nobres e centrais das grandes cidades.







Um comentário:

  1. Liliane Cordeiro
    Mayara Rocha
    Thilem Karine

    No cotidiano de nós brasileiros deparamos com varias situações de desrespeito entre os motoristas e cobradores, que trabalham sobre uma constante pressão o que dificulta seu trabalho e acaba não tendo uma boa relação com os passageiros.
    Muitas vezes a população acaba exigindo demais dos profissionais de transporte, pensam que por pagar, tem que se ter certo privilégio. Não é assim que funciona na nossa sociedade, pois a população anda em constante crescimento e os recursos oferecidos são poucos e não atende a demanda de passageiros, o que impossibilita ter privilégios num transporte público.

    ResponderExcluir