terça-feira, 12 de agosto de 2014

Transporte

Transporte público no Brasil


Cleanderson Nascimento


Os transportes coletivos são os mais utilizados pela classe assalariada no Brasil, com milhões de brasileiros acordando cedo para ir ganhar o pão de cada dia, os transportes coletivos acabam tendo uma superlotação, e com isso vem à revolta dos usuários.
Cada cidade do Brasil sofre com a forma que os transportes foram disponibilizados para o uso, mas como isso pode ser possível para um país rico como o Brasil?
Essa é uma pergunta que muitos fazem a si mesmo todos os dias. A cada eleição que se passa surgem novos candidatos com a promessa de melhoras. Em 2014 o Brasil foi sede da Copa do Mundo, isso foi animador no início, mas quando as pessoas se viram meio esquecidas no caminho, resolveram pedir melhorias por meio de manifestações tanto para o transporte quanto para outras áreas. Mas isso não resolveu quase nada porque eles sabiam que mais cedo ou mais tarde o povo acabaria esquecendo.
Além dos ônibus faltarem estruturas para atender a demanda da classe assalariada, a população vem crescendo a cada dia, e com isso a quantidade de transportes públicos não consegue atender a demanda, e as empresas não aumentam as suas frotas de transportes.
Nas cidades pequenas, acontece a superlotação com mais intensidade nos horários de pico. A maior reclamação vem dos estudantes, pois nos horários de aula deveriam ter uma quantidade de transporte reservada para eles, mesmo que se fosse pago. Os atrasos são causados normalmente pelo tanto de pessoas que tem em cada ponto, como o intervalo de um ônibus para outro é grande a depender da cidade, a quantidade de passageiro torna-se excessiva. Com isso a cada parada vai atrasando de 3 a 5 minutos e no final do roteiro do ônibus o atraso total geralmente é de meia hora ou mais a depender da cidade.

Com tanto dinheiro investido na construção dos estádios sedes da copa, se ao invés de gastar bilhões de reais em estádios, tivessem gastado com o transporte público, não teria tanto transtorno e reclamações, o governo brasileiro deveria procurar melhor cada defeito de cada cidade para assim melhor distribuir suas rendas. Com isso os problemas não desapareceriam, mas seria amenizado quase por completo.

4 comentários:

  1. O preço que pagamos pelo uso do transporte público no Brasil , não condiz com a sua qualidade, que é decadente e chega a ser um desrespeito as condições humanas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o transporte publico no Brasil, dificulta a vida de vários brasileiros, que precisam chegar ao seu trabalho ou qualquer destino por falta de investimento do Governo. (Quésia Moura e Guilherme Wojtysiak)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O transporte publico é uma questão de total insatisfação para nós cidadãos, pois a cada dia que passa as coisas na nossa sociedade só piora. O governo brasileiro deveria se preocupar mais com o povo e não com tantos investimentos para sediar a Copa do Mundo no Brasil. (Adriana Souza)

    ResponderExcluir