sábado, 9 de agosto de 2014

Transporte

Transporte Público no Brasil

Ariane Barreto


São vários tipos de transporte público que existem no Brasil, porém os mais usados no dia-a-dia de nós brasileiros são os ônibus, que por sua vez são os piores, pois é um dos mais acessíveis ao bolso dos brasileiros e que contém um maior número de pessoas usando constantemente. Daqui a alguns anos não, se sabe se será acessível a todos, pois a tarifas cobrada para o seu uso vem se tonando mais caras com o passar dos tempos, o que vem gerando grandes transtornos à população.

Se é um transporte público porque então pagamos para usá-lo?

A questão é que estamos em um mundo capitalista, onde somos obrigados a pagar por qualquer serviço utilizado na sociedade, e para manter esses serviços, é necessário que o capital investido seja cobrado da população, seja através das tarifas ou dos impostos. O que vem gerando muitos protestos e insatisfação à população, é que esse transporte tem uma qualidade inexistente e possui cada vez mais um alto custo, e é totalmente desconfortável aos seus usuários pois é um serviço de fácil acessibilidade e são bastantes lotados, também a espera para se pegar esse transporte é muito grande, além dos engarrafamentos que são encontrados pelo caminho o que dificulta a população a chegar ao seu destino no horário marcado. Não são transportes seguros pois cada vez mais vem aumentando o número de assaltos a ônibus e também acidentes, não contém cinto de segurança e mesmo que se tenha seria impossível o seu uso, pois não há espaço, e esse transporte não seria cabível ter, pois só andam lotados e também muitos passageiros sentam no colo do outro buscando um pouco de espaço e conforto o que em pé não se tem e isso dificultaria o seu uso.

A insatisfação nesse transporte, não surge só dos passageiros, como também dos motoristas e cobradores, que estão sujeitos a atos de violência e constrangimento a todo momento, pois a situação de alta precariedade nesse transporte não surgi por causa deles e muitos são culpados como se fossem. As condições de trabalho afetam muito o psicológico dos motoristas, gerando muita irritabilidade, que pode levar a um comportamento agressivo na direção.

Uma das soluções para os problemas encontrados no transporte público seria se houvessem mais companhias de privatização desse transporte, o que diminuiria o custo do Estado com o setor, e ajudaria a equilibrar as finanças, resultando em um maior número de empresas concorrentes o que acabaria com a reserva do mercado promovida pelo Estado através de diversas imposições burocráticas que inibem a entrada de outros prestadores no setor.

2 comentários:

  1. Karoline Rocha:
    Os transportes públicos do nosso país está cada vez mais precário, deixando a desejar muita coisa, são casos de desrespeito, uma hora com os motoristas, outrora com os passageiros, já presenciei cena em que o motorista do ônibus em que eu estava não parou pra uma moça descer, e ela saiu do ônibus em movimento e caiu no chão e foi ajudada por outra mulher que estava com ela, depois indo para outra indo pro trabalho novamente presenciei quando os passageiros brigava com o motorista por causa do atraso, em uma viajem que duraria uma hora e levou uma hora e meia para chegar no destino final, os passageiros furiosos começou a discutir com o motorista. Enfim são casos que somos obrigados a passar diariamente, por vivermos em um país considerado capitalista, onde até mesmo temos que pagar por coisas que não usamos. Nossos transportes precisam de melhorias e precisamos também de profissionais preparados e qualificados para lidar com a população.

    ResponderExcluir
  2. O transporte no brasil está uma vergonha.
    Em relação ao aumento no preço das passagens do transporte público, posso citar minha cidade "Dias d'Ávila" que a pouco tempo sofreu um aumento de 20% no preço das passagens, e que causou indignação aos usuários que opta pelo uso diário.
    Como pode acontecer esse aumento se falta manutenção dos ônibus, estão em péssimo estado de conservação e os ônibus passam superlotado. E com essa superlotação dos ônibus, temos que optar pelo transporte informal que são procurados diariamente.

    ResponderExcluir